terça-feira, 18 de maio de 2010

Ciberespaço e Hipermidia

Você sabia que a palavra “Ciberespaço” foi inventada por William Gibson em seu romance de ficção cientifica “Neuromancer” lançado em 1984. Nele a palavra “ciberespaço” indica o universo das redes digitais. O termo também foi adotado pelos criadores e usuários das redes digitais.
O ciberespaço nada mais é que um espaço virtual. Vamos buscar a definição de Pierre Lévy. “Ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores. O termo especifica não apenas a infra-estrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo.” .
Portanto, podemos dizer que a informática possibilitou a transmissão de dados pelas redes digitais! Mas o que é o ciberespaço? É o espaço virtual em que essa troca de informações
Então podemos concluir que este é o ciberespaço, virtual porque não podemos vê-lo, mas é possível transitar em um número de intermináveis de redes, ligadas umas as outras formando uma grande teia. Como é popularmente conhecido o ciberespaço.
No video é abordado sobre o ciberespaço e alguns dos seus aspectos.


Hipermidia

A hipermídia é como um caldeirão, e nele se misturam imagem, som, texto, gráficos e figuras. Tudo em um só espaço (ciberespaço). Ela é um emaranhado de todas as mídias usadas ao mesmo tempo, e a partir desse momento surge uma nova linguagem. E é com a nossa participação na manipulação da hirpemídia que ajudamos a construir a informação, partindo do individual para o coletivo.

Portanto hirpemídia é um conjunto de várias mídias em um só espaço ou documento. Nela utilizamos uma linguagem interativa, onde o usuário determina qual a informação quer ver, e em qual momento isso acontecerá, qual a sequência em que os “nós” abrirá, e por quanto tempo estará em cada ambiente.



Neste video aborda onde encontramos a hipermidia e como ela está presente no nosso dia-a-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário